Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jornalismo Cultural foi o tema do último debate

Profissionais da área debateram o assunto com acadêmicos antes do encerramento do Festival
Assessoria de Imprensa

Anterior à divulgação dos vencedores da 7ª edição do Festival de Cinema de Maringá, o evento promoveu um debate sobre Jornalismo Cultural. Os convidados que ministraram a discussão foram os jornalistas Marcelo Bulgarelli, que é diretor de jornalismo da RIC/TV, o assessor de comunicação da Viapar, Ericsson Rezende, e jornalista, escritor e diretor da Flamma Comunicações, Rogério Recco. A sala de debate estava praticamente lotada. Foram mais de 150 pessoas que compunham o público que interagiu com os debatedores, sendo a grande maioria formada por universitários de Jornalismo. Desde segunda-feira, às 19h, o Festival sediou debates calorosos relacionados à cultura e contou com a participação de autoridades no assunto.
Sobre o debate de hoje (28), o jornalista Ericsson Rezende fez uma crítica pertinente ao jornalismo cultural retratado pelos grandes veículos. “Esse jornalismo que cobre as artes, em geral, está em crise. Precisa ir para o divã para ser analisado, pois é insípido, pequeno e quase inexistente na mídia.” O diretor de jornalismo da RIC/TV, Marcelo Bulgarelli, cutucou a superficialidade e repetição da retratação do jornalismo cultura na imprensa. “A editoria de cultura está muito carente porque prevalece o que se chama ‘jornalismo de agenda’”, que apenas sugere um programa ao leitor na hora de sair de casa. O jornalista e escritor Rogério Recco acredita que a atividade jornalística deve ser remodelada. “O jornalismo se encontra em uma situação de repaginação, em um processo contínuo de mudanças e o novo jornalista deve ser criativo para trazer soluções para essas mudanças.”
Após as discussões, foram sorteados alguns exemplares do livro “Clareira Flamejante”, do jornalista Rogério Recco. O coordenador do Festival de Cinema de Maringá, Pery de Canti, assina como produtor executivo do livro.
Esta edição teve patrocínio exclusivo da Viapar, apoio cultural do Ministério da Cultura, Unidas Rent a Car, Azul Linhas Aéreas, Hotel Príncipe, Hotel Cidade Verde, TV Clipping, Incite FX, UEM 109 FM, Sol Propaganda, Decision e Midiograf, apoio institucional da UEM – Universidade Estadual de Maringá, ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e AVEC – Associação de Vídeo e Cinema, apoio regional das Prefeituras de Mandaguari, Mandaguaçú, Corbélia, Paranavaí, Castelo Branco e Arapongas e realização da Perfil Consultoria Cultural.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – contato@festcinemaringa.com.br
Mariane Maio - MTB-6890/PR
(44) 9116-3131
Elton Telles- estagiário
http://www.perfilconsultoriacultural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário