Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CAMPO MOURÃO REALIZARÁ 20ª FESTA NACIONAL DO CARNEIRO NO BURACO

Mais de 150 mil pessoas são esperadas em Campo Mourão de 29 de junho a 04 de julho quando acontece a tradicional festa do prato típico da cidade, o Carneiro no Buraco. Será a 20ª edição do evento que acontece reúne ainda uma Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial. A realização é do Município em parceria com o Sindicato Rural e Associação dos Servidores e acontece no Parque de Exposições Getúlio Ferrari. Durante os cinco dias da Festa Nacional noParque de Exposições haverá diversas atrações artísticas, e os visitantes também podem contar com rodeio, parque de diversões, exposições comerciais e de animais, leilões e opções gastronômicas variadas, entre outras.
Um dos pontos altos da Festa Nacional é a apresentação espetáculo “Guardião do Fogo”, na noite de sábado (3) que reúne mais de 400 artistas e técnicos, e há ainda o acendimento dos 150 buracos (onde serão cozidos os tachos) que juntos apresentam cenas pirotécnicas de rara beleza.
O almoço do prato típico acontecerá apenas no domingo (4) à partir das 11 horas e será servido por entidades assistenciais. Os convites devem ser adquiridos antecipadamente com estas instituições. Maiores informações no site: www. carneironoburaco.com.br
Preparação do Prato – Como já acontece há vários anos, os tachos para cozimento serão preparados em uma cozinha única, pela Associação Panela, e a partir da tarde de sábado os visitantes já podem observar a forma como é preparada a iguaria, que demora cerca de 12 horas para ficar pronta.
Na preparação, são utilizadas, além da carne do carneiro, frutas, legumes e verduras, que são distribuídos em camadas dentro de um tacho de ferro, como forma de propiciar uma melhor qualidade e gosto ao prato. Depois de pronto um pirão é preparado com caldo retirado do tacho e farinha de mandioca torrada, além de cheiro verde e pimenta a gosto. O Carneiro no Buraco é servido acompanhado de arroz branco e salada de almeirão. Um tacho serve cerca de 60 pessoas.
História – A iguaria foi criada em 1962 (durante o período de disputa da Copa do Mundo no Chile) por três pioneiros da cidade, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas – todos já falecidos – resolveram experimentar o peculiar sistema, mas as primeiras tentativas foram frustradas. Ora os ingredientes não ficavam cozidos, ora era impossível consumir por estar impregnado pela fumaça. Também não foi fácil acertar a melhor combinação entre legumes, tubérculos, condimentos, carne e até fruta. Mas valeu a curiosidade e persistência.
No início servido esporadicamente apenas em festas de amigos, o prato foi ganhando fama e na década de 80 passou a ser servido também quando autoridades visitavam a cidade. Um movimento encabeçado pela confraria da Boca Maldita local levou a oficialização da iguaria como prato típico do Município em 1990. A 1ª Festa do Carneiro no Buraco foi realizada já no ano seguinte. Na primeira festa foram servidos 70 tachos, para cerca de 4.200 pessoas. Atualmente são 150 tachos para dez mil pessoas. Em 2003 transformou-se em Festa Nacional.
O evento, que acontece sempre em meados de julho, acabou transformando o prato típico em verdadeiro símbolo de Campo Mourão, divulgando o Município em todo o Brasil e em outros países. Um dos divulgadores do Carneiro no Buraco e responsável pelo desenvolvimento da receita foi o artista plástico Tony Nishimura, já falecido, que atualmente empresta seu nome para a “Cozinha Única”.
Campo Mourão é cidade pólo da Microrregião 12, Centro-oeste do Paraná, que agrega 25 municípios, totalizando uma população de aproximadamente 360 mil habitantes. A cidade que está há 450 quilômetros de Curitiba tem cerca de 90 mil habitantes. A excelente localização do Município coloca-o nas rotas de integração para os principais centros urbanos do País e o Mercosul.
Locais para se visitar – Campo Mourão tem vários outros atrativos para serem visitados, como o Parque Joaquim Teodoro de Oliveira – Parque do Lago, Eco Museu do Saneamento, Usina do Conhecimento, Catedral de São José e Estação da Luz, Museu Municipal “Deolindo Mendes Pereira”, Calçadão do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Vila Urupês, Parque Estadual Lago Azul – Usina Mourão, Estação Ecológica do Cerrado e Rua da Gastronomia, entre vários outros pontos turísticos.

Distâncias
Brasília – 1.110 km
Curitiba – 477 km
São Paulo – 659 km
Foz do Iguaçu – 323 km
Buenos Aires (Argentina) – 1.650 km
Assunção (Paraguai) – 660 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário