Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Nobreza Indiana

Agropecuária Jatobá é a grande vencedora da mostra da raça Nelore
Os animais da Fazenda Baunilha, de propriedade da Jatobá Agricultura, Pecuária e Indústria Ltda., foram os grandes vencedores da mostra de Nelore, organizada dentro da 38ª Expoingá e 15ª Edição Internacional. A empresa conquistou os títulos de melhor expositor e melhor criador da raça. A sede da propriedade fica no município de Itaquiraí, Mato Grosso do Sul.
Dos quatro principais prêmios da mostra, a Jatobá venceu três. Dois entre os machos - Grande Campeão e Reservado Grande Campeão -, e um entre as fêmeas - Reservada Grande Campeã. O Grande Campeão foi o animal Imperador FIV do Mura e o Reservado Grande Campeão, Jakob FIV do Mura. Jazida FIV do Mura, ficou com o título de Reservada Grande Campeã.
A Grande Campeã da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá deste ano foi Frida FIV da FRCO, de Luís Roberto Pugliesi. A Fazenda Jangada fica no município de Rolândia (a 78 quilômetros de Maringá). No geral, o pecuarista paranaense ficou em 8º lugar, como expositor.
Jucival Pereira de Sá, coordenador de Pecuária da Expoingá 2010, avalia que a mostra de Nelore atingiu os objetos. Igual aos anos anteriores, é a raça que mais atrai expositores. Em 2010, foram inscritos cerca de 300 animais, entre machos e fêmeas das mais variadas idades. “O Brasil inteiro esteve representado em Maringá”, declara.
O zootecnista destaca a presença de pecuaristas consagrados nacionalmente. Entre eles, a própria Jatobá, que já conquistou por três vezes o título de melhor criador da raça, na classificação da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). “Expositores e criadores que participaram da Exposição voltam para as cidades deles satisfeitos com os resultados”, frisa.
A satisfação, de acordo com Jucival, é fruto do desempenho dos animais na pista de julgamento e dos negócios concretizados tanto nos leilões quanto na venda direta. Em apenas uma delas, um garrote foi negociado por vinte mil reais. “O movimento nos pavilhões de exposição foi grande, o que vai contribuir de forma determinante para que as metas de comercialização sejam alcançadas”, conclui

Jurados

Os juízes da ABCZ, Ricardo Gomes de Lima, de Adamantina, Antônio Carlos Ribeiro, de Sandovalina, ambas no Estado de São Paulo, e Horácio Alves Neto, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, foram os responsáveis pela avaliação dos animais da mostra da 38ª Expoingá. O industrial e pecuarista Newton Martins Diniz, de Cascavel, no oeste do Paraná, com propriedades no município de Catalão, Goiás, atuou como jurado auxiliar.
Segundo o olhar criterioso dos juízes, os campeões de Maringá, nas seis categorias, estão credenciados a competir em qualquer campeonato da raça. “O padrão genético, o porte e a beleza dos animais impressionaram. A busca pela harmonia, que reúne as principais características do Nelore, e o investimento para produzir exemplares que correspondam às exigências do cenário atual indicam que os pecuaristas presentes na Expoingá estão sintonizados com a realidade nacional”, opinaram.
De acordo com os juízes, Maringá prova mais uma vez que é um polo de referência da raça. “O plantel apresentado na Expoingá mantém-se entre os melhores do País. É uma tradição dentro das exposições agropecuárias realizadas em todo o Brasil. Falar de Maringá é falar de qualidade, de preocupação em melhoria genética, de criadores que acreditam no Nelore como a principal matriz para a produção de carne em solo brasileiro”, finalizam.

--
Assessoria SRM - twitter.com/expoinga2010
Amanda Freitas
(44) 3261-1700/9983-2286

Nenhum comentário:

Postar um comentário