Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Expoingá

Mostra da raça Brahman reúne o melhor gado do Paraná

O gado exposto na 38ª Expoingá e 15ª Edição Internacional é uma amostra do que se tem de melhor no rebanho paranaense da raça Brahman. A análise é de Célio Arantes Heim, jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O técnico é o responsável pelo julgamento dos 54 animais inscritos, entre machos e fêmeas de diversas idades, para participar da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e
Comercial de Maringá.
Na opinião de Heim, a raça experimentou uma evolução significativa desde o primeiro ano que participa das edições da Expoingá. “A melhora ressalta aos olhos. O cuidado com o padrão genético e o investimento dos criadores merecem elogios”, afirma. Para o jurado, o mercado está favorável. “O animal desperta o interesse e atrai novos criadores”, constata. Ele diz, no entanto, que é preciso um trabalho para popularizar mais o Brahman, tido ainda com o gado de elite.
Heim declara que a partir do momento que os garrotes da raça ou fruto do cruzamento industrial com sangue Brahman passarem a ser valorizados como gado de corte, ocorrerá o salto definitivo para a consolidação no cenário da pecuária nacional. “Aptidão existe. Basta os primeiros lotes serem vendidos no leilões de gado geral. É questão de tempo”, conclui
O coordenador de Pecuária, da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Jucival Pereira de Sá destaca que a presença do Brahman na Expoingá tem o objetivo de dar mais visibilidade para a raça, apresentar o padrão genético dos animais e mostrar o investimento feito pelos criadores no aprimoramento do rebanho. “Difundir e valorizar as raças é um dos papéis da nossa entidade e, principalmente, das feiras que realizamos”, frisa.
A 38ª Expoingá termina neste domingo (16), no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A expectativa da SRM é a de que o evento seja visitado por 500 mil pessoas. Em relação à comercialização de animais, é esperado um faturamento na ordem de R$ 6 milhões.

--
Assessoria SRM - twitter.com/expoinga2010
Amanda Freitas
(44) 3261-1717/9983-2286

Nenhum comentário:

Postar um comentário