Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Debates agitam Festival de Cinema de Maringá

Primeiro dia do evento contou com a participação de aproximadamente 240 pessoas, em sua maioria alunos de diversas faculdades maringaenses; evento é gratuito
Assessoria de Imprensa

A noite de ontem (24) foi palco do primeiro Debate do 7º Festival de Cinema de Maringá. O tema Lei Rouanet foi ministrado pelo diretor do Festival, Pery de Canti. Desde 2005 o projeto é beneficiado com a aprovação da Lei e capta recursos da empresa maringaense Viapar. Aproximadamente 240 pessoas, a maioria alunos de diversas faculdades de Maringá, participaram do Debate e puderem entender um pouco mais sobre a lei e sua aplicação.
Para Pery os valores são expressivos, principalmente na região sudeste, e, no geral, existe diversidade de setores que apóiam projetos por meio da Lei Rouanet. Apesar disso, em Maringá ainda há dificuldade em conversar com empresas e contadores. “É um recurso que a empresa terá de recolher para a União e ela pode optar em destinar à cultura. Não é algo difícil, nem que onere, portanto o que precisamos é esclarecer”, afirmou.
A estudante de artes visuais, Jéssica Letícia, disse ter gostado bastante do tema. “Os professores já falaram sobre o assunto, mas com a palestra consegui abrir bastante meu campo de visão sobre a Lei”, explicou. O artista plástico Galvão Manoel Henrique classificou o debate como esclarecedor. “A Universidade é o lugar certo para isso. É daqui que tem de partir esse tipo de ação”, completou.
O tema do debate de hoje (25) será Políticas Públicas de Cultura. Foram convidadas para falar do assunto a Secretária Municipal de Cultura, Flor Duarte e a doutora em Antropologia, Simone Costa Dourado. Para falar sobre a Formação de Platéias (dia 26) foram convidados Nelson Bucker, da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a pedagoga, doutora em História da Educação e coordenadora do CineUem, Fátima Maria Neves.
Na quinta-feira (27) o tema do Debate será Políticas Privadas de Cultura e falarão sobre o assunto, o diretor-presidente da Viapar, Marcelo Stachow, o gerente de produção da RPC/TV, José Nascimento e o coordenador de produção da RPC/TV e diretor do Programa Casos e Causos, Marcos Werneck. O último dia de debates (28) terá como tema o Jornalismo Cultural. O jornalista e diretor de jornalismo da RIC/TV Marcelo Bulgarelli, o assessor de comunicação da Viapar Ericsson Rezende e o Jornalista e diretor da Flamma Comunicação Rogério Recco, falarão sobre o assunto. Todos os debates serão às 19h, na tenda do Festival, e contarão com a presença do diretor do evento, Pery de Canti.
Esta edição tem patrocínio exclusivo da Viapar, apoio cultural do Ministério da Cultura, Unidas Rent a Car, Azul Linhas Aéreas, Hotel Príncipe, Hotel Cidade Verde, TV Clipping, Incite FX, UEM 109 FM, Sol Propaganda, Decision e Midiograf, apoio institucional da UEM – Universidade Estadual de Maringá, ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e AVEC – Associação de Vídeo e Cinema, apoio regional das Prefeituras de Mandaguari, Mandaguaçú, Corbélia, Paranavaí, Castelo Branco e Arapongas e realização da Perfil Consultoria Cultural.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – contato@festcinemaringa.com.br
Mariane Maio - MTB-6890/PR
(44) 9116-3131
Elton Telles- estagiário
http://www.perfilconsultoriacultural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário