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quarta-feira, 26 de maio de 2010

Transporte Coletivo Metropolitano – Uma polêmica sem “Integração” em Sarandi...

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Em Sarandi se aproxima a data, 31/05/2010, para a realização da Audiência Pública onde se irão debater os problemas da Integração dos Transportes Coletivos na Região Metropolitana de Maringá – RMM – e a municipalização do mesmo localmente.
Segundo Art. 30 da Constituição Federal/88 compete aos Municípios no seu inciso V - organizar e prestar,
diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial.
Outras tentativas de integração de transportes coletivos foram tentadas neste triangulo de cidades (Maringá, Sarandi e Paiçandu) de forma infrutífera em virtudes de “vontades políticas” serem conflitantes para o bem comum da população que privilegiam interesses monopolistas.
Segundo levantamentos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), cerca de 540 mil passageiros fazem mensalmente os percursos Maringá/Sarandi e Maringá/ Paiçandu e podem ser beneficiados pela integração, ou seja, são quase 18 mil passageiros dias.
Em Sarandi, do total de 50.298 pessoas de 15 anos a 30 anos, 18.158 trabalham e/ou estudam no próprio município, 17.673 não estudam e não trabalham.
Assim, 14.467 pessoas ou 28,76% do total desta faixa etária se deslocam diariamente para estudar ou trabalhar em outros municípios, sendo que a grande maioria delas, 13.315 (92,03%), mas os 7.000 trabalhadores de outras faixas etárias que se dirigem, diariamente, à Maringá via transporte coletivo.
Em 2007 uma proposta apresentada pela RMM sugere que os passageiros que se deslocam de Sarandi e Paiçandu para Maringá paguem duas passagens, em vez de quatro, para as viagens de ida e volta.
Entretanto, com a assinatura do Termo de Anuência, seria criado o Conselho do Transporte Metropolitano, que teria 180 dias para efetivar a integração, porém, até hoje, nada de evolutivo foi conquistado neste debate.
Diante dos fatos apresentados, a Audiência Pública possibilitará abordar de forma participativa pelos cidadãos Sarandienses algumas temáticas sobre a integração do transporte coletivo metropolitano.
Entre os temas, citamos: o fim da Concessão com a TCCV; Legalidade do Transporte; Redistribuição e ampliação das linhas de ônibus no eixo Sarandi – Maringá - Paiçandu; Criação de uma empresa pública de transporte coletivo em Sarandi; Aprimorar a acessibilidade para “Cadeirantes”, bem como institucionalizar o benefício do “passe livre” na RMM.

Por
Dr. Allan Marcio

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