Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Expoingá

Domingo da família encerra a 38ª Expoingá
Termina hoje a 38ª Expoingá e 15ª Edição Internacional. Como é tradição no dia de encerramento, milhares de famílias devem visitar o Parque Francisco Feio Ribeiro. A estimativa da diretoria da Sociedade Rural de Maringá (SRM), entidade promotora do evento, é a de que o público visitante durante os 11 dias da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá seja de 500 mil pessoas. Até a sexta-feira, 338.616 haviam passado pelo local.
A programação deste domingo está reservada para julgamentos, leilões e a final do rodeio. Pela manhã, ocorrerão as rodadas derradeiras dos julgamentos da raça de gado Nelore e do cavalo Mangalarga Marchador. Também serão definidos os animais do Cavalo Crioulo credenciados a participarem da classificatória paranaense para o Torneio Freio de Ouro 2010, o campeonato nacional da raça, a ser realizado em Esteio, no Rio Grande do Sul, no período de 28 de agosto e cinco de setembro.
À tarde serão realizados três leilões. Na Casa do Nelore, ocorrerá a venda dos animais da Fazenda Porto Bonito, de Luciana e Marco Mammana. O evento será transmitido ao vivo, via satélite, pelo Canal Rural. No Recinto Ermelindo Bolfer, serão realizados os leilões de Touros Brahman e o de Gado de Corte. Durante a 38ª Expoingá, o total de leilões serão 17. Até sexta-feira à noite, o faturamento com os lotes comercializados era de R$ 3.523.974,00. A expectativa é de que esse valor chegue a R$ 6 milhões.
Para a noite deste domingo, as atenções estarão voltadas para a Arena Coberta Joaquim Homero Fuentes. A partir das 19 horas, começarão as montarias em carneiros, uma novidade dentro das edições da Expoingá. As montarias são feitas por peões mirins. Em seguida, os adultos disputam a final da etapa do rodeio profissional.

Fazendinha e Feira dos Sabores

A Fazendinha e a Feira dos Sabores são outras atrações da 38ª Expoingá. Na Fazendinha, é possível conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Há demonstração de pecuária leiteira, cafeicultura, cultivo de uva, abacaxi, alimentos orgânicos, criação de frango, carneiro, bicho-da-seda, produção de vinho, entre outros. Os visitantes também poderão visitar a maquete que trata sobre conservação e preservação do ambiente.
Na Feira dos Sabores, representantes de cerca de 80 agroindústrias familiares do Paraná vendem os produtos deles na Feira Sabores. Dos participantes, 40% são do noroeste do Paraná e 60% de outras regiões do Estado. Entre os mais de cem itens oferecidos ao público, há artigos de artesanato em vime, couro de tilápia, pele de avestruz, produtores de orquídeas, geleias, patês, queijos, vinhos, salames, defumados, biscoitos, bolachas, conservas, licores, mel, entre outros. O evento está sendo realizado pela quinta vez em Maringá, sendo a segunda edição consecutiva dentro da Feira.
Para a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, a 38ª Expoingá atingiu os objetivos traçados. Ela diz que os expositores estão satisfeitos com os resultados alcançados. Os negócios nos setores da indústria, comércio e prestação de serviços foram superiores aos registrados o ano passado. A movimentação no segmento da pecuária também está dentro das expectativas iniciais. O balanço da feira será divulgado na quarta-feira, durante entrevista coletiva, na sede da Sociedade Rural.

Público visitante

(6.5) Quinta-feira - 12.852
(7.5) Sexta-feira - 43.256
(8.5) Sábado - 33.750
(9.5) Domingo - 40.112
(10.5) Segunda-feira - 96.209
(11.5) Terça-feira - 26.004
(12.5) Quarta-feira -18.600
(13.5) Quinta-feira - 22.453
(14.5) Sexta-feira - 45.380
Parcial - 338.616

--
Assessoria SRM - twitter.com/expoinga2010
Amanda Freitas
(44) 3261-1717/9983-2286

Nenhum comentário:

Postar um comentário