Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de maio de 2010

Expoingá

Seminário apresenta oportunidades de negócios para a Agricultura Familiar

Na tarde desta terça-feira (11), a 38ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - e 15ª Edição Internacional vai abrir espaço para apresentar maneiras de as famílias que administram pequenas e médias propriedades rurais ampliarem a renda delas. O seminário “Mercado Institucional - Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar” terá início às 13h30, no Restaurante Central, do Parque Francisco Feio Ribeiro. A inscrição é gratuita.
Promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), por meio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela Fundação Terra, o evento terá como palestrantes os engenheiros agrônomos Rosana de Melo Corrêa e Sidnei Aparecido Baroni. Rosana é técnica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e vai falar sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Baroni, do Escritório Regional da Emater, em Maringá, vai abordar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O PAA é uma das ações do Programa Fome Zero. Um dos objetivos é oferecer à população carente alimentos em quantidade, qualidade e com a frequência necessária à boa alimentação. Outro é promover a permanência do homem no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O projeto prevê ainda a compra da produção das pequenas e médias propriedades pelos governos municipais, estaduais e federal. O Programa compra os alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais.
Nome oficial do programa de merenda escolar do governo federal, o PNAE é responsável pela alimentação dos alunos do sistema público de ensino. É considerado o principal projeto de alimentação em atividade no Brasil. Para 2010, o orçamento é de R$ 3 bilhões. Desse total, 30%, o correspondente a R$ 900 milhões, têm que ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar. Em todo o País, serão beneficiados 4.990.112 alunos matriculados em escolas públicas dos ensinos fundamental e médio.
De acordo com os organizadores do seminário, a proposta é informar e mostrar quais caminhos devem ser percorridos para que as pessoas pertencentes ao segmento da agricultura familiar do noroeste do Paraná fornecem alimentos para os dois programas do governo federal. “Os agricultores recebem o apoio necessário para impulsionar e diversificar a produção. Agora, com estes dois projetos eles têm a oportunidade de garantir uma renda permanente durante grande parte do ano. Por isso, incluímos um tema atual semelhante a este na programação técnica da Expoingá”, destaca a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo.

Sabores Paraná

Durante a 38ª Expoingá, representantes de cerca de 80 agroindústrias familiares do Paraná vendem os produtos deles na Feira Sabores. Dos participantes, 40% são do noroeste do Paraná e 60% de outras regiões do Estado. Entre os mais de cem itens oferecidos ao público, há artigos de artesanato em vime, couro de tilápia, pele de avestruz, produtores de orquídeas, geleias, patês, queijos, vinhos, salames, defumados, biscoitos, bolachas, conservas, licores, mel, entre outros. O evento está sendo realizado pela quinta vez em Maringá, sendo a segunda edição consecutiva dentro da Feira.

--
Assessoria SRM - twitter.com/expoinga2010
Amanda Freitas
(44) 3261-1717/9983-2286

Nenhum comentário:

Postar um comentário