Maringá se consolida como polo difusor da raça Crioulo
Com 147 animais inscritos para participarem dos julgamentos, a mostra do Cavalo Crioulo da 38ª Expoingá e 15ª Edição Internacional demonstra que Maringá passa a ser referência da raça para o País. De acordo com Mário Moglia Suñe, um dos juízes presentes na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, o nível está excelente. “Pela qualidade e pela quantidade de machos e fêmeas que estão sendo avaliados”, acrescenta.
Criador, médico-veterinário e ginete do Primeiro Torneio Freio de Ouro, o campeonato nacional da raça, em 1982, Suñe está em Maringá pela primeira vez. Além da mostra, ele elogia a hospitalidade do maringaense, a beleza da cidade e a estrutura do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. “Vocês estão de parabéns. Estou encantado”, resume.
Na avaliação dele, a raça experimenta um ritmo de crescimento uniforme. Os criadores investem no aprimoramento genético da tropa e o Crioulo chama a atenção de outros pecuaristas interessados em criar o cavalo. “É uma raça que chegou ao noroeste do Paraná para ficar”, opina.
Freio de Ouro
Um dos fatores que contribuem para o grande número de participantes na mostra do Crioulo da 38ª Expoingá é que a Feira de Maringá vai credenciar animais para participarem da classificatória paranaense que vai selecionar os cavalos e éguas que estarão presentes no Freio de Ouro deste ano. A eliminatória do Paraná será realizada no dia 12 de junho, na cidade de Pato Branco, no oeste do Estado. A competição nacional é uma das atrações da Expointer, que ocorrerá entre os dias 28 de agosto e cinco de setembro, no Parque de exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio, Rio Grande do Sul.
De acordo com o juiz da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo, Mário Moglia Suñe, cerca de 1.500 animais estão inscritos para as etapas de credenciamento, semelhante a uma primeira fase de um vestibular. Desse total, apenas 88 machos e 88 fêmeas participarão do Freio de Ouro. “É um trabalho de responsabilidade. Em Esteio, só chegarão os melhores entre os muito bons”, conclui.
A 38ª Expoingá vai até domingo, no Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro. Entre as atrações do fim de semana, estão o Rodeio, os julgamentos dos animais, leilões, o parque de diversões e os estandes da indústria, comércio e prestação de serviços. Este ano, a diretoria da Sociedade Rural de Maringá, entidade promotora, espera que o evento seja visitado por 500 mil pessoas.
--
Assessoria SRM - twitter.com/expoinga2010
Amanda Freitas
(44) 3261-1717/9983-2286
Nenhum comentário:
Postar um comentário