A melhor mostra do cavalo Mangalarga Marchador do Sul do Brasil
A mostra do cavalo Mangalarga Marchador da 38ª Expoingá e 15ª Edição Internacional é a melhor do Sul do País já realizada em 2010. A análise é dos juízes da Associação Brasileira dos Criadores da raça, Márcio Leite e Roberto Ribas, responsáveis pelo julgamento dos animais inscritos para participar da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá.
De acordo com os juízes, a tropa é de nível nacional. “Com certeza da mostra de Maringá sairão vários campeões brasileiros”, prevêem. Além da qualidade, Leite e Ribas destacam a quantidade de animais com alto padrão genético. Ao todo, 190 exemplares, entre machos e fêmeas de diversas idades, passam pelo crivo da avaliação dos jurados. Os julgamentos prosseguem até domingo, quando ocorre a grande final.
O presidente do Núcleo de Criadores do Paraná e coordenador da mostra de Maringá, Marcus Ubiali
Guimarães destaca que entre os participantes da 38ª Expoingá estão criadores do Sul do Brasil, os principais do Estado de São Paulo e representantes do Rio de Janeiro. “É uma parcela do que temos de melhor no País”, resume.
Guimarães concorda com a previsão dos jurados. Ele lembra que o campeão nacional da raça, em 2009, participou do julgamento de Maringá. “Em 2010, temos tudo para repetir e até melhorar o desempenho nacional registrado no ano passado”, acredita.
Para o criador, a raça vive um momento “espetacular”. Na opinião de Guimarães, há tempo o mercado não experimentava um período tão próspero. Há procura, os preços estão em alta. Tudo acima da expectativa. O presidente do núcleo paranaense ilustra o pensamento dele com números. Metade de uma égua foi vendida por R$ 300 mil e um garanhão em pleno vigor chega a custar um milhão de reais.
Nacional
A 29ª Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador será realizada entre os dias 14 e 24 de julho, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Na edição do ano passado, o evento reuniu cerca de 500 criadores e expositores de todo o Brasil. O número de 1.400 animais inscritos foi recorde. A comercialização movimentou cerca de 8 milhões de reais, um valor 30% superior ao registrado em 2008.
Em 2010, a expectativa é a de que os recordes do ano passado sejam superados. Considerado o principal evento de uma só raça da América Latina, a Nacional é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador.
Características
O Mangalarga Marchador, como o próprio nome indica, destaca-se pelo andar. A raça transporta o cavaleiro ou a amazona de maneira cômoda, sem impactos comuns aos animais de trote. A comodidade é maior por causa da característica denominada tríplice apoio, momento em que três das quatro patas tocam o solo ao mesmo tempo.
De temperamento ativo e dócil, os exemplares da raça podem ser montados por pessoas de qualquer faixa etária. “Até mesmo pelos menos experientes”, observa o presidente do núcleo paranaense, Marcus Guimarães. São animais resistentes, com capacidade para percorrer longas distâncias e ultrapassar os obstáculos da natureza.
O adestramento é fácil e rápido. Pode ser criado somente em regime de pasto, o que reduz o custo de produção, manutenção e facilita o manejo. “É a principal raça de cavalos do Brasil. Como animal de sela é sem igual”, conclui Guimarães.
A 38ª Expoingá vai até domingo, no Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro. Entre as atrações do fim de semana, estão o Rodeio, os julgamentos dos animais, leilões, o parque de diversões e os estandes da indústria, comércio e prestação de serviços. Este ano, a diretoria da Sociedade Rural de Maringá, entidade promotora, espera que o evento seja visitado por 500 mil pessoas.
--
Assessoria SRM - twitter.com/expoinga2010
Amanda Freitas
(44) 3261-1717/9983-2286
Nenhum comentário:
Postar um comentário