Provas do Quarto de Milha reúnem 200 competidores
É grande a movimentação no Complexo Eqüestre Giovani Ridolfi. Até o fim da tarde deste domingo, 200 competidores, entre cavaleiros e amazonas, disputam a 4ª Etapa do XXVIII Campeonato Paranaense do Cavalo Quarto de Milha. As provas de exibição, seis balizas, três tambores, laço ao bezerro e laço em dupla integram a programação da 38ª Expoingá - Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - e 15ª Edição Internacional que está sendo realizada no Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro.
Na Etapa da Expoingá, serão distribuídos R$ 50 mil, em prêmios, aos vencedores. Entre os inscritos, estão competidores do Paraná e do Estado de São Paulo. Nomes como Vagner Simionato e Abelino Filho, campeões nacionais e líderes do ranking paranaense deste ano, mostram as habilidades deles na pista do Complexo Giovani Ridolfi. Entre os animais, exemplares que podem chegar a valer R$ 200 mil.
Para o presidente da Associação Paranaense do Cavalo Quarto de Milha, Hélio Edys Costa Curta a etapa da Expoingá está sendo competitiva e apresenta alto padrão técnico. “O pessoal se preparou e tem cravados excelentes tempos em cada uma das categorias”, diz. Nas provas, vence quem fizer os percursos no menor tempo possível. A competição deve terminar por volta das 17 horas deste domingo.
Origem
A raça Quarto de Milha foi a primeira a se desenvolver na América. Surgiu nos Estados Unidos por volta do ano de 1600. É resultado do cruzamento de garanhões trazidos da Arábia e Turquia, pelos exploradores e comerciantes espanhóis, com éguas originárias da Inglaterra. A mistura de sangue produziu cavalos compactos, com músculos fortes, podendo correr distâncias curtas, mais rápido do que qualquer outra raça.
Com a lida no campo, na colonização do Oeste norte-americano, o cavalo especializou-se no trabalho com o gado. Nos fins de semana, os colonizadores divertiam-se, promovendo corridas nas ruas das vilas e pelas estradas dos campos, perto das plantações, com distância de um quarto de milha, correspondente a 402 metros, daí a origem do nome da raça.
--
Assessoria SRM - twitter.com/expoinga2010
Amanda Freitas
(44) 3261-1717/9983-2286
Nenhum comentário:
Postar um comentário